SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=35191 LIMIT 1
O Documento - Encontro da Embrapa debate biocombustíveis e bioecnomia em Brasília

TECNOLOGIA

Encontro da Embrapa debate biocombustíveis e bioecnomia em Brasília

Por: Daniela Collares
Fonte: Embrapa

“Políticas Globais para Biocombustíveis/Bioeconomia frente às Demandas por Sustentabilidade” é o tema da 1ª Mesa Redonda do V Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia (V ENPI), que acontece de 09 a 10 de outubro, no auditório da CNA em Brasília. Para debater essa temática serão ministradas cinco diferentes palestras por especialistas da área.

Renato Godinho, jornalista pela Universidade de São Paulo – USP e mestre em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, inicia a jornada de palestras do EnPI com a palestra “Plataforma Biofuturo”. Godinho é diplomata desde 2003 atua como chefe da Divisão de Energias Novas e Renováveis do Ministério das Relações Exteriores do Brasil desde 2015.

Seguindo as palestras dessa primeira mesa, Plinio Nastari, Presidente e CEO da Datagro Consultoria Ltda., fala sobre a redução das emissões globais pelo uso de biocombustíveis. Plínio tem mestrado e pós-doutorado em economia agrícola pela Universidade Estadual de Iowa e atualmente é membro do Comitê Mundial de Açúcar na ICE Futures (Intercontinental Exchange), em Nova York.

A palestra sobre o “Renovabio” será ministrada pelo Diretor de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Miguel Ivan Lacerda de Oliveira. Lacerda tem experiência na área de economia, com ênfase em economia comportamental, atuando nos temas de inovação, arranjos produtivos locais, negociação e tomada de decisão.

Marília Folegatti, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, ministrará a palestra sobre “Renovacalc”. Graduada em zootecnia pela Universidade de São Paulo – USP, tem mestrado e doutorado em tecnologia de alimentos pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Hoje, é vinculada ao Laboratório de Gestão Ambiental, tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos com ênfase em Agroindustrialização de Pequena Escala e Segurança Ambiental.

Para encerrar a primeira mesa redonda, foi escolhido o tema, “Biorefinarias integradas: o caminho para a viabilidade energética e ambiental do biodiesel de microalgas”. O tópico será abordado pelo diretor-executivo da Consultoria e Treinamento Maranduba, Henrique Leonardo Maranduba. Ele é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC e mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pelo Prodema – UESC. Fez doutorado em desenvolvimento e meio ambiente e hoje faz pós doutorado no programa de pós-graduação em engenharia e ciência de alimentos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, onde trabalha com pesquisas na área de ecologia Industrial.

Veja a programação completa. O evento, realizado pela Embrapa Agroenergia, tem apoio da CNA, Ceres, Denpasa, Ubrabio e o patrocínio da ABDI, da Gol Linhas Aéreas/Curcas, do Sinpaf e da FS Bioenergia.

SERVIÇO
Dias: 9 e 10 de outubro
Local: Sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)
Endereço: Setor de Grandes Áreas Norte 601 Modulo K - Asa Norte, Brasília
Horário: Terça-feira (8h15 - 17h30) / Quarta-feira (8h30 - 16h50)

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (3.80.85.76) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=35191 ORDER BY id DESC