conecte-se conosco


Internacional

França vai criar fundo para reconstrução da Notre-Dame

Publicado

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou hoje (15) que a Catedral de Notre-Dame será reconstruída com a ajuda de “grandes talentos”. Macron informou que será criado um fundo nacional e além-fronteiras para buscar a reconstrução do que foi destruído nesta seggunda-feira por um grande incêndio. Macron disse que o “pior foi evitado”, mas admitiu que as “próximas horas serão difíceis”.

Emocionado, o presidente falou por pouco mais de 5 minutos, ressaltando que a construção, parcialmente atingida pelo incêndio, representa a história dos franceses.

“É a nossa história, a nossa literatura e nosso imaginário”, destacou Macron. “Notre-Dame é parte da nossa vida.”

Macron visitou o local acompanhado por religiosos e autoridades. Abalado, o presidente pediu aos franceses que mantenham a esperança e a fé na reconstrução da catedral. “Vamos reconstruir a Notre-Dame”, disse, ao lembrar que este “é um momento difícil.”

O incêndio começou por volta das 18h50 (horário local), aproximadamente 13h50 em Brasília, e se estendeu por mais de quatro horas. A torre principal desabou.

Muitos turistas e franceses acompanharam o trabalho dos mais de 400 bombeiros no local. Os olhares eram de perplexidade e tristeza. A Catedral de Notre-Dame é um dos monumentos mais visitados por turistas em todo o mundo. Em 1991, foi declarada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) patrimônio da humanidade.

Leia Também:  Organização Internacional do Trabalho comemora 100 anos de existência

 

Edição: Nádia Franco

Fonte: EBC
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Internacional

Atentados causam fechamento de igrejas no Sri Lanka

Publicado

Todas as igrejas católicas do Sri Lanka vão permanecer fechadas e nenhuma missa será celebrada até “a situação de segurança melhorar”, após os atentados suicidas no domingo de Páscoa, informou hoje (25) um dos responsáveis pelos templos.

“A conselho das forças de segurança, manteremos todas as igrejas fechadas”, explicou, adiantando que “não será realizada nenhuma missa pública até novo aviso”.

Sri Lanka, Explosão, Igreja. REUTERS/Dinuka Liyanawatte

Atentados no Sri Lanka destruíram casas e igrejas e mataram pelo menos 359 pessoas   (REUTERS/Dinuka Liyanawatte/Direitos Reservados)

Segundo os últimos dados oficiais, o número de mortos nos atentados suicidas no domingo de Páscoa no Sri Lanka subiu para 359 e mais suspeitos foram detidos.

O porta-voz da polícia, Ruwan Gunasekara, disse que foram detidos mais 18 suspeitos de ligação com os atentados, elevando o total para 58.

*Com informações da RTP (emissora pública de televisão de Portugal)

Edição: Kleber Sampaio

Fonte: EBC
Leia Também:  Carlos Ghosn se diz inocente em vídeo divulgado por seus advogados
Continue lendo

Internacional

Ciclone Kenneth pode atingir Moçambique hoje

Publicado

O ciclone Kenneth deverá atingir hoje (25) o norte de Moçambique, sendo provável que chegue com força à província de Cabo Delgado.

A diretora-geral do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, Augusta Maita, disse que já posicionados meios logísticos para socorrer as mais de 600 mil famílias que poderão ser assoladas pelo mau tempo.

A companhia Linhas Aéreas de Moçambique cancelou a ligação Maputo-Pemba, depois que foi emitido um alerta vermelho pelo Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique.

O ciclone tropical Kenneth deve atingir a costa de Cabo Delgado nesta quinta-feira com ventos de mais de 200 quilômetros por hora.

*Com informações da RTP (emissora pública de televisão de Portugal)

Edição: Kleber Sampaio

Fonte: EBC
Leia Também:  Organização Internacional do Trabalho comemora 100 anos de existência
Continue lendo
ouça ao vivo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana