SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=18697 LIMIT 1
O Documento - Pancho Villa: de lenhador a presidente do México

REVOLUCIONÁRIO

Pancho Villa: de lenhador a presidente do México

Por: Reportagem Especial

José Doroteo Arango Arámbula, mais conhecido como Francisco Villa e Pancho Villa, foi um dos chefes da revolução mexicana, cuja atuação militar foi decisiva para a derrota do regime de Victoriano Huerta.

Morreu assassinado em Hidalgo del Parral, estado de Chihuahua. Era órfão e teve uma infância infeliz além de uma conduta muito rebelde na adolescência. Também foi lenhador, agricultor e comerciante antes de se tornar militar revolucionário.

Chegou à presidência do México em 18 de janeiro de 1915. Durante a Revolução, era conhecido como "o Centauro do Norte". Algo curioso é que, algum tempo antes de morrer, já aposentado do exército, foi viver na cidade de Parral, no estado de Chihuahua, para passar o resto de sua vida, e, em suas próprias palavras, comentava com frequência

"Gosto de Parral até para morrer". Nesse lugar foi assassinado e, ainda que atribuam o seu nascimento nesse lugar, sua cidade natal foi Durango. 

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (54.161.114.92) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=18697 ORDER BY id DESC