conecte-se conosco


Várzea Grande

Exposição Via Sacra abre oficialmente Semana Santa em Várzea Grande

Publicado

A população de Várzea Grande terá uma programação especial na Semana Santa, à exposição que celebra a Via Sacra, considerado o maior evento do cristianismo, e que relembra a vida, paixão e morte de Jesus Cristo. Montada na Rua 24 de outubro, ao lado da Casa de Artes, a exposição foi inaugurada na noite deste domingo (14), pela prefeita Lucimar Sacre de Campos, juntamente com o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, segue aberta para visitação até o dia 21 de abril.  

“Essa é a primeira vez que recebemos em nossa cidade a exposição da Via Sacra, que retrata todas as estações que marcam o sofrimento do filho de Deus em seus últimos momentos na terra, é uma belíssima obra que nos emociona e, ao mesmo tempo, nos faz refletir sobre nossas ações e nossas atitudes. É um período especial, de esperança e de renovação. Preparamos uma programação que envolve atividades para todas as idades pra que toda a família possa participar. É um local que estará aberto à visitação e toda a população está convidada”, disse a prefeita.

O irmão Bruno Villas, da Associação Católica  Arautos do Evangelho, destacou sobre  importância da semana santa na vida dos cristãos, e que esse é um momento de reflexão, e antecede a celebração da Páscoa, também é uma das festividades mais importantes para o cristianismo. Ele na ocasião agradeceu a iniciativa da Prefeitura Municipal em poder trazer para Várzea Grande essa exposição que reúne quadros cenográficos com ilustrações que representam as estações da via sacra.”A Associação católica evangeliza por meio da arte, e música. Esta exposição é um meio de despertar e remeter , na população várzea-grandense,o momento bíblico da morte e paixão de Jesus Cristo.Um momento santo para a comunidade católica”, disse ele

Leia Também:  Mutirão ‘Prati-Cidade’ será nesta sexta-feira no bairro Nova Fronteira

O secretário Silvio Fidelis disse que a Via Sacra estará, a partir de hoje (15), aberta a população que poderá conferir a exposição das 18h às 22h. “ É um evento que com certeza vai emocionar aqueles que vierem visitar o local. A exposição é uma iniciativa da coordenadoria de cultura é um presente para a população várzea-grandense nesta semana santa. “Essa exposição é uma produção da JC Multieventos e já foi apresentada em várias capitais do país”.  

Encantada, a dona de casa, Joanita Ventura, 88 anos, moradora do bairro São Mateus, percorreu o pavilhão da Via Sacra atentamente, e em cada estação, parou alguns minutos para o momento de oração. “Tudo aqui esta perfeito, as esculturas são belas e remetem a um momento de sofrimento passado por Jesus. É um evento religioso que marca a vida de todos os católicos. Estou encantada com todo o que eu vi neste local”.  

Luiza Amaral, moradora do bairro Costa Verde, disse que a exposição esta bem bonita e que a Prefeitura Municipal de Várzea Grande está de parabéns pela iniciativa, em trazer para o município, uma obra de arte que retrata a passagem e o martírio de Jesus na terra. “Para nós que somos católicos, esse é um evento marcante e deve ser prestigiado”.

Leia Também:  Dezenas de pessoas compareceram no período da manhã no Prati-Cidade em busca de serviços gratuitos

Já Cristina Dória, moradora do bairro Jardim Imperial, também elogiou o evento e disse que a exposição deve ser realizada todos os anos. “É um evento católico que enche os olhos e acalenta a alma”, completou.    

A abertura da exposição contou com a apresentação artística do grupo musical do Arautos do Evangelho, e da Banda Municipal.

Por:

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Fórum da Região Turística Metropolitana fortalece com políticas unificadas

Publicado

Representantes do Fórum da Região Turística Metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande se reuniram para apresentarem as potencialidades turísticas dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. Na assembleia o secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo e presidente do Fórum, José Roberto Amaral apresentou projetos arquitetônicos da Avenida Alameda Júlio Muller e do Parque Ambiental Bernardo Berneck. O Fórum é composto por integrantes do poder público de Cuiabá, Várzea Grande e iniciativa privada de distintos segmentos. O encontro ocorreu nesta terça-feira (23), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo. A pauta, apresentação da diretoria definitiva e aprovação do regimento interno.

O Ministério do Turismo obriga as regiões metropolitanas reunirem com a finalidade de propor diretrizes, apresentar projetos, cabendo também discutir e deliberar sobre a perspectiva do setor como vetor de desenvolvimento, estratégia de regionalização e segmentação do turismo e as reestruturações da rede de governança que sustenta a Gestão Descentralizada e Compartilhada do Turismo e outros marcos legais referentes ao segmento.

Para o secretário, a reunião é uma maneira democrática e descentralizada de fazer com que todos que entendam de turismo opinem sobre o assunto. “Pretendemos consolidar rumos e estreitar as relações dos dois municípios com apoio da iniciativa privada. O Fórum é um órgão colegiado, com atribuições consultivas e propositivas, com a missão de promover e apoiar o desenvolvimento sustentável do turismo da Região Turística Metropolitana, por meio da articulação e integração dos atores sociais locais e da proposição e análise de políticas, planos, programas e projetos. O que se pretende é fortalecer o turismo local para geração de emprego e renda. Os dois municípios são forte por ter o mesmo ecossistema com potencial de exploração do ecoturismo”.

Leia Também:  Guarda Municipal capacita diretores de escolas para implantação do projeto Momento Cívico

Por: Cláudia Joséh – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Várzea Grande

Mais duas escolas municipais são contempladas com o projeto social ‘Na fita Certa’

Publicado

As Escolas Municipais de Educação Básica – EMEB Faustino Antonio da Silva e Emanuel Pinheiro, localizadas nos bairros Colinas Verdejantes e Cristo Rei respectivamente, vão receber durante o ano de 2019, o Projeto Social Na Fita Certa – NFC , idealizado pela Dra. Elaine Fernandes da Silva, Delegada Titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande – DERFVG, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Município. Em seu segundo ano de existência a previsão é que o número de alunos contemplados dobre em relação ao ano anterior, passando de 23 para 46 alunos. Inicialmente eram ofertadas apenas duas oficinas sendo elas; Futebol e Artes Marciais, esse ano serão ofertadas também as oficinas de micro padaria comunitária, curso de teatro além do coral.

Para a delegada da DERFVG, Elaine Fernandes da Silva, o projeto esse ano vem com o intuito de que os alunos conheçam o Artigo 5° da Constituição Federal. “Conforme a nossa constituição todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito a vida, á liberdade, á igualdade, á segurança e á propriedade”, explicou Elaine.

Leia Também:  Educação institui Manual de Normas e Conduta para motoristas do transporte escolar

O projeto tem como principal objetivo a intervenção educativa, bem como direcionar os possíveis potenciais dos adolescentes nas atitudes para o bem, e ainda evitar que os adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade entrem para o mundo do crime.  Todas as oficinas que estão sendo ofertadas serão desenvolvidas pela equipe da Secretaria Municipal de Esporte.

Segundo o secretario de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis , a parceria firmada com a Policia Civil só vem somar com o desenvolvimento de nossas crianças.“ A escola é considerada o caminho correto para que as crianças e adolescentes tenham uma formação adequada, alem de se tornarem adultos responsáveis.” frisou Silvio

Ainda conforme a Delegada, o projeto surgiu da preocupação de tirar os adolescentes do mundo do crime. “Entendemos que deveríamos, enquanto agente da segurança publica, fazer algo para evitar que as nossas crianças e adolescentes se envolvam prematuramente com o mundo do crime, pois acreditamos que lugar de adolescente é na escola e não no mundo do crime”, pontuou Fernandes.

Leia Também:  Guarda Municipal capacita diretores de escolas para implantação do projeto Momento Cívico

O Projeto Na Fita Certa é idealizado pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande – DERFVG-e já tem parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Delegacia Regional de Várzea Grande, Gerencia de Operações Especiais (GOE), Academia de Policia (Acadepol) e o Batalhão Ambiental.

Por: Luana Silveira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo
ouça ao vivo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana