SELECT p.*, IF(LENGTH(fotos)>10,0,(SELECT id FROM w229_post_fotos WHERE post=p.id ORDER BY principal DESC, id LIMIT 1)) AS fotoGal FROM w229_post AS p WHERE p.id=17331 LIMIT 1
O Documento - Farei uma gestão realista, mas voltada a respeitar o cidadão

EMANUEL PINHEIRO

Farei uma gestão realista, mas voltada a respeitar o cidadão

Por: JORGE MACIEL
Prefeito eleito diz que choques da campanha passaram e que a meta é fazer uma gestão do tamanho do orçamento, sem desperdício voltada a cuidar da cidade e do povo cuiabano
Emanuel: trabalho direcionado a valorizar os bons valores/ Foto: Facebook
Emanuel: trabalho direcionado a valorizar os bons valores/ Foto: Facebook

A eleição do deputado peemedebista Emanuel Pinheiro a prefeito de Cuiabá, não é o que se pode chamar de surpresa. Escolhido após uma campanha até certo ponto traumática, mas sempre bem posicionado nas pesquisas, a vitória foi esperada. Mas o futuro prefeito decidiu que não fala mais em campanha eleitoral. A direção, agora, afirma, é trabalhar no preparo de uma administração que ele qualifica como aliada da população, participativa e que cuidará da cidade e sua população. Emanuel terá pouco mais de R$ 2 bilhões, exatos dois bilhões e 200 milhões, num momento em que a recessão reduz a arrecadação e pode comprometer os planos para o ano que vem. O futuro prefeito diz que evitar o desperdício e que acompanhará os movimentos de cada secretaria com atenção minuciosa e que o governo terá que se adaptar às situações que forem aparecendo. Ele afirma que cumprirá todas as promessas, até porque não propôs nada mirabolante na campanha, e que será um prefeito muito próximo do cidadão. Desde a sua eleição até esta semana, o ODOC manteve uma proximidade com Emanuel Pinheiro, colhendo respostas, algumas das quais concedidas a outros veículos de comunicação, de cujas informações transformamos nesta entrevista. 

ODOC - Qual a prioridade inicial como prefeito?

EMANUEL PINHEIRO – Olha, inicialmente, como primeiros atos do nosso governo, já em janeiro, implantaremos por decreto a hora estendida nas creches, para que as mães trabalhadoras, os pais, na verdade, possam ter mais uma hora e meia para buscarem seus filhos nas creches. Por isso¿¿¿¿ Porque os pais que trabalham até às 18 horas têm que fazer um enorme sacrifício para cumprir essa tarefa. Oferecemos essa proposta na campanha, conversamos com pais e vamos cumprir. A outra medida, de forma imediata, embora isso possa custar mais tempo, por questões jurídicas, será o decreto que abrirá licitação, de âmbito nacional, para os serviços de transporte público coletivo. A nossa meta é, nos quatro anos, mudar esse cenário desumano do transporte na nossa Capital. Queremos renovação da frota, ar-condicionado nos ônibus, abrigos restaurados e tarifas justas ... Eu vou liderar esse trabalho pessoalmente.

ODOC - Sobre as creches, o sr. já combinou isso com o servidor? Ele não será sobrecarregado?

EMANUEL PINHEIRO – Bem,essamudança foi discutida em campanha. Conversamos com vários servidores da Educação e, ao fim, conseguimos encontrar um consenso de que isso é perfeitamente possível. Veja bem: nós temos que governar para a maioria, mas com atenção para fazer justiça aos servidores, que de maneira alguma serão sacrificados – até porque a lei não permite. Trabalharemos com turnos especiais e poderemos perfeitamente implantar esse sistema.

ODOC – O sr sabe que o cenário econômico não é dos melhores e até o orçamento foi reduzido. Como será possível atender às enormes demandas com menos dinheiro e com problemas sempre crescentes ....

EMANUEL PINHEIRO -  ... Você sabe que não fizemos promessas mirabolantes. Eu e o vice Niuam, assim como todos que nos ajudaram a vencer as eleições, temos convicções sólidas de que todas as promessas são perfeitamente possíveis de serem cumpridas. O nosso governo será um governo de dentro do gabinete para fora do gabinete. Vamos cuidar da cidade, cuidar das pessoas, procurando o melhor para o cidadão. Vamos investir na cidade, ampliar a cobertura social, cuidar da saúde, manter índices satisfatórios na Educação, na infraestrutura, principalmente nos bairros...

ODOC – O sr fala em saúde e todos sabemos que é uma área delicada, sem recursos e com muitas cobranças e necessidades. Então como resolver ou melhorar a cobertura?

EMANUEL PINHEIRO – Se você trabalhar com equilíbrio, cortando gastos, combatendo o desperdício, creio que os cerca de R$ 700 milhões que serão destinados para a saúde dão para fazer um bom trabalho. Vamos multiplicar os programas voltados à prevenção, de assistência básica, os PSFs, criar mais equipes ... Se você previne, você gasta menos com remédios e procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos. É conhecida máxima de que é melhor prevenir que remediar. Uma das nossas metas é inaugurar o novo pronto socorro.

ODOC – O sr pretende pedir alterações no projeto de orçamento anual para o ano que vem que foi feito pela equipe do prefeito Mauro Mendes?

EMANUEL PINHEIRO – Não vejo necessidade. Claro que vou conversar com os vereadores para eventualmente inserir algum item, mas no geral, trabalharemos com esse orçamento que está para ser votado.

DOC – Como serão os entendimentos com a Câmara, já que a sua bancada não é a maioria  do Legislativo?

EMANUEL PINHEIRO – Os vereadores foram eleitos para nos ajudar a governar a cidade. Então, sei que cada um sabe, perfeitamente o tamanho da sua responsabilidade. Vou procurar sempre o caminho do diálogo e sei que eles nos ajudarão muito, até porque sei que cada um deseja o melhor para a cidade.

ODOC - E seu papel como maior interessado na Mesa Diretora na Câmara Municipal?

EMANUEL PINHEIRO – Realmente tenho sim interesse na Mesa, mas só no seu ponto final e só me resta esperar e conservar o princípio da independência. De início, a Mesa compete a um outro poder, acompanharei com interesse, mas essa decisão na composição da direção do Legislativo é competência e prerrogativa daquele poder, não meu. Torço para os vereadores escolham o melhor.

ODOC O sr pretende fazer algum ajuste, mudar algo no plano orçamentário que é de autoria da atual administração ...

EMANUEL PINHEIRO – Não, essa  questão deixarei a cargo dos vereadores atuais. Acredito que o prefeito Mauro Mendes soube contemplar as áreas básicas na peça que enviou à Câmara Municipal. Ainda devo receber neste mês informações da equipe de transição e só percebendo que haja pontos a modificar é que poderei conversar a respeito, mas preliminarmente pelo que já vi da proposta orçamentária ela me parece plausível e dentro dos nossos planos de primeiro ano que governo.

ODOC – E obras, como ficam a que estão em curso e as que só foram lançadas, alguma mudança de direção?

EMANUEL PINHEIRO – Alguma delas que estão em execução, e por acaso ficarem para que sejam terminadas no ano que vem nós concluiremos, outras poderão ser reavaliadas, mas vejo que o prefeito Mauro Mendes foi muito criterioso nos seu projetos. Uma coisa posso garantir. Todas as promessas que fizemos na campanha serão rigorosa e religiosamente cumpridas.

ODOC – Após uma campanha acirrada, o sr chegou a declarar que ficou decepcionado com adversários, acusações, críticas muito ácidas,  calúnias ...

EMANUEL PINHEIRO – ...Todos sabem que a campanha caiu muito em qualidade, mas não contribuímos para isso. Fomos acusados de tudo, mas o nosso passado não nos condena. Enfim, prefiro me reservar a falar da campanha. Fizemos uma campanha baseada na visão do futuro e, por isso, não comentarei o que passou. Quero uma Cuiabá unida, só isso. Tenho que ser prefeito de todos os cuiabanos e essa é a nossa meta, nosso compromisso e meta.

 

 

   

 

Comentários

Atenção! Seu comentário é de sua inteira responsabilidade.
O site "O Documento" é livre para rejeitar comentários ofensivos, com linguajar de baixo calão, denúncias sem evidências e outros que julgar inapropriados. Mesmo que o seu comentário seja aprovado pela nossa equipe, a responsabilidade sobre ele continua sendo sua.
O IP da sua conexão (107.22.34.37) será armazenado e disponibilizado às possíveis vítimas caso este espaço seja utilizado para atingir a honra ou prejudicar a imagem de alguém.
Enviar
    SELECT id,nome,email,comentario,i_cadastro,positiv,negativ,aprovado FROM w229_post_coment AS t WHERE aprovado>=0 AND post_id=17331 ORDER BY id DESC
  • 1
    1
    Autor:
    Ganhou! Porque tem no perfil o ser HUMANO! Estar e servir o próximo! Parabéns Emanuel Pinheiro!